domingo, 7 de fevereiro de 2010

do pré-vestibular

Começo este blog - mais um blog - com uma despedida. Diretamente da sala da minha casa, com trilha sonora de eliminação do Big Brother Brasil ao fundo. Genial e dramático.
Estou oficialmente me despedindo de uma fase longa e cansativa, embora ainda não saiba bem quais serão meus próximos rumos: me aposentei da vida de cursinho.

Me dirijo às pessoas que já passaram por isso em algum momento, principalmente às que continuarão por mais esse semestre. Mais especificamente aos que, perante colegas, professores e monitores de seus respectivos pré-vestibulares são vistos como super-heróis de alma evoluída, resistentes a tudo e todos em prol a um objetivo. Já para a sociedade são a grande escória, atrasos de vida, mão-de-obra economicamente ociosa.

O meu caso foi de dois anos de insistência: um ano para um curso que mais tarde descobri que nem me interessava; outro ano tentando passar em um curso que nem precisa de diploma. Tentando ignorar todas as críticas e comentários negativos acerca disso, inclusive de pessoas que sequer tinham algo haver com a minha vida. Odiava cada vez que voltava à minha cidade, com medo. Medo das perguntas, dos milhares de conselhos que você definitivamente não quer ouvir, e que as pessoas insistem em dar. Você evita sair de casa. Chega um momento em que o apoio da família já não oferece segurança o suficiente. As visitas aos meus pais se tornavam desconfortáveis, apesar da compreensão e do apoio deles, ainda estava em uma cidade repleta de pessoas dispostas a não me entenderem, estava longe de pessoas que realmente tivessem vivido aquilo durante o semestre e que pudessem me entender. Resumindo, ser biscate devia ser mais digno do que ser vestibulanda. Imagino que a maioria das pessoas que saíram do interior e foram tentar federais na capitar passem frequentemente por coisas do tipo.

Parece drama, a gente passa o semestre ouvindo que isso ainda não é nada, a gente acha que estuda, o que nos aguarda é muito mais do que esse mundinho ao qual já estamos acostumados a viver isolados. Mas, que no fim, vai valer a pena.

Olha, gente. Vocês que estudaram comigo e que também não conseguiram. Do Alub, do Exatas, do Dínatos. Força em mais um semestre, não desistam. Vocês sabem o que todo mundo fala, não precisa mais dar ouvidos. Não passei exatamente onde queria, mas a sensação de ser aprovada é realmente muito boa. Ainda tenho esperanças - embora pífias - quanto à segunda chamada, espero não ter que me despedir de vocês ainda.

Mas as aulas devem estar começando mais ou menos agora, então quero que vocês se lembrem bem dessa frase. Uma vez uma amiga da minha cidade que tentou Medicina por um bom tempo, uma das poucas daqui que de fato me entendiam, me mandou essa frase do Guimarães Rosa, assim que vi o resultado da única vez em que tive plena certeza de que passaria, a vez mais frustrante em que não passei na UnB:

"Mas, também, cair não prejudica demais - a gente levanta, a gente sobe, a gente volta! Deus resvala? Mire e veja. Tenho medo? Não. Estou dando batalha."

Por favor, lembrem-se disso. Coloquei essa frase na contra-capa da apostila do cursinho. Ajudava muito. Foi o semestre no qual mais fui de má vontade recomeçar os estudos. Mas olhava essa frase e tinha vocês, meus coleguxos. Foi meu semestre de Dínatos, não poderia estar cercada de pessoas melhores que fizessem surgir um ânimo que nem sabia que tinha mais em mim. Obrigada a vocês, de verdade. Não desmereço nenhum dos outros cursinhos(querido Gastão e Patrícia, foi com vocês que aprendi Química, e querido César, foi com você que aprendi Física!), mas foi uma grande surpresa esse último semestre que passou.



Ânimo, acredito miil em vocês. Sou muito a favor das pessoas agarrarem suas oportunidades com toda sua força e terem coragem de não desistir.

7 comentários:

  1. desde logo fico com ciumes da sua foto.shauihuiahs
    mas tirando esse fato,VOCE MERECEEU MUITO!
    e nao falo isso da boca pra fora nao viu!pq vi o quanto vc se esforçou!maaaaaaaas é isso
    q venha a nossa vida academicaa!
    uhuuuuuuuuulll e NADA de cursinhooooo!

    ResponderExcluir
  2. Isa isso realmente foi na alma!!!!
    Era exatamente como vc, q me senti durante a jornada pré-vestiba! Parabéns por nossa vitóriaaa... afinal conseguimos!!!!
    Ameiii a frase do Guimarães Rosa, levarei-a sempre comigo, pois lutar por uma federal e uma batalha q fez parte de mim e nunca esquecereiii... Isah... vc nasceu pra comunicação, please poste mas coisas aki!!!
    bjus Aline Maia

    ResponderExcluir
  3. A frase que eu mais odeiei desde o meu primeiro vestibular: "Relaxa, você ainda é nova" - Como assim? tah dizendo que eu tenho que entrar velha na faculdade?
    Ninguém entende o que se passa com a gente por entre aquelas cabines de cimitério, nas salas sem janelas e com ar condicionado a 15°, e as vezes nem quem tah do nosso lado, na mesma situação.
    Mas sabe o que mantém a gente lá? Sabe o que nos faz sorrir mesmo naquela situação? Essa foto aí explica tudo! Olha bem pra nossa cara, pra nossa felicidade, parece até que o cansaço some quando a gente tah junto. E é assim, um apoiando o outro, um ensinando o outro, mesmo se esse outro for uma CONCO.
    Não quero te perder, descobri uma pessoa biscate e doida que me mata de rir com suas idéias, me identifiquei ao infinito.
    E nesse último vestibular me falarm uma coisa diferente: "a faculdade é um meio, o importante mesmo é onde você vai chegar, e isso só depende da sua competência e paixão pelo que faz" - E eu não preciso nem dizer que isso você tem de sobra.
    Gata, quero ver vc conquistando muuuito lá viu? Agora escolhe uma mão; Raaaaaaaww!!!!
    :*

    ResponderExcluir
  4. Óóóó... gostei do texto. Eu diria inclusive que foi um belo texto, e acredite, ver algo produzido por você ser chamado de "belo" é algo bastante significativo. Mas existe algo bem, bem acima mesmo, a esse elogio e quando falo isso me amparo em um grande filósofo: Kant. Belo é o seu texto, belo é ver o seu nome na lista de aprovados, belo é assistir uma aula bem dada de um assunto que você gosta e domina; mas sublime, e essa é a palavra, é fazer amizades que valham realmente a pena, que durem. Além disso, sublime tem que ser a vida, é isso que vejo pra muitas pessoas que vi naquele cursinho. Você e a senhorita Nara logo acima são algumas delas.

    Portanto, como disse um político populista de São Paulo nos tempos aureos do populismo quando perguntado sobre sua estratégia de governo dos próximos 4 anos de mandato: Para cima e para o alto. Essa é uma boa frase, merece ser colocada perto daquela do Guimarães Rosa e deve guiar um pouquinho das vidas da pessoas que estão na foto.

    Um beijo,
    Gomão

    ResponderExcluir
  5. meu irmao é breguinha eeeein heuehuehuehuhehueuhhe.
    mas serio isa, é por causa desse texto que vou passar mais um semestre tentando, só precisava de mais um empurraozinho. se eu nao puder fazer especifica, nao farei ceub, e contanto que eu passe na unb, nao vou ligar de ter feito o ceub mal feito heuheuheuhe.
    brigada :)
    seu texto ficou muito bom, que orgulho ;]
    continue a escrever, que eu vo ler sempre. bejao :* saudades.

    ResponderExcluir
  6. E a frase correta do meu irmao seria: Para frente e para o alto. hahah
    ele quem mandou conrrigi, pedio desculpa.

    ResponderExcluir
  7. Tu escreve fodamente,msmo com os problemas do Jornalismo,sabia que era sua carreira...(acho que já t falei isso)..
    Bom estou feliz q tudo tenha dado certo (ainda tou com a cabeça no trilho do trem,esperando algo acontecer...rsrsrs).Vc merece mto..bjus

    ResponderExcluir