quinta-feira, 15 de abril de 2010

Change.

Oh, as I fade away, they'll all look at me and say:
"Hey look at him, I'll never live that way
But that's ok, they're just afraid of change"




Contextos diferentes, sempre acabo dissertando sobre essa música.
Não arriscaria dizer que é a predileta, mas com certeza, marca épocas e encerramento de certos períodos. Talvez soe óbvio, afinal, uma música com esse nome só pode ter essa intenção.
Mas como vai além.
É muito difícil descrever a paz ao ouví-la, aliás, Blind Melon e Shannon Hoon em geral me transmitem isso, sempre digo, mas Change - também repito - parece trilha sonora de final de filme, com pessoas sendo felizes e tudo dando certo - daí a sensação de finalização de ciclos.

Vocês sempre recorrem a alguma música em certas situações, tenho certeza disso. Change é a minha música de "pronto, já chega disso. próximo capítulo, por favor?" e sempre parece que vai. Funciona quase como um mantra. São tantas - e ótimas, diga-se de passagem - as canções que abordam essa vontade das pessoas se renovarem (Ch-ch-Changes, just gonna have to be a different man. Time may change me, but I can't trace time), pra mim, particularmente essas são as melhores, porque geralmente são as mais sinceras de inúmeras carreiras, mas parece que é sempre ela que diz o que precisava.

Lembro que a primeira vez que vi o Shannon foi, claro, no clipe do Guns N' Roses: um dos homens mais bonitos que já vi, desbancando Axl, que na época era meu conceito de cara perfeito - nada como os 13 anos. Como fui conhecer Blind Melon eu não me lembro. Mas foi com No Rain, e acabou com minha fase de extrema rebeldia de butique. Minha mãe tem muito a agradecer a eles.

Raramente consigo carregar uma banda por muito tempo, sempre enjôo ou surgem traumas acerca delas. Talvez a maioria delas se preocupe demais com técnicas e virtuosidades e esquecem de colocar alguma alma nas músicas. Diferente de tudo, eles conseguiram superar justamente pela simplicidade e leveza.


A letra é sutil, e bastante direta: "and when your deepest thoughts are broken, keep on dreamin', boy, 'cause when you stop dreamin' it's time to die." Todas são.
Shannon conseguiu deixar a mensagem como poucos.




but I know we can't all stay here forever
so I'm gonna write my words on face of today
...and they'll paint it.

2 comentários:

  1. Quando a vida tá difícil você tem que mudar, Isã!

    ResponderExcluir
  2. blind melon para mim é uma receita de sempre...
    se estou triste me faz ouvir blind melon... se tou feliz me faz ouvir blind melon... se tou fazendo um strip com pole dance para senhoras maduras me põe blind melon num fone de ouvido... FINAL COUNTDOWN pras senhoras ouvirem com o strip....

    ResponderExcluir